Governadora Izolda Cela critica Bolsonaro por associar Nordeste ao analfabetismo: ‘Destila preconceito e xenofobia
A governadora Izolda Cela (sem partido) rebateu, na manhã desta quinta-feira (6), a declaração do presidente da república, Jair Bolsonaro (PL), que afirmou que o analfabetismo o Nordeste é culpa das administrações do Partido dos Trabalhadores na região.
“O presidente, que deveria cuidar de todos os brasileiros, destila preconceito e xenofobia com o povo nordestino, sem o mínimo conhecimento. Uma pena! Inaceitável!”, afirmou Izolda Cela.
O presidente fez a afirmação em live nas redes sociais, ao comentar notícias que dizem que o ex-presidente Lula venceu a eleição no 1º turno em 9 dos 10 Estados com maior taxa de analfabetismo no país.
“Lula venceu em 9 dos 10 Estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta ou mais grave nesses Estados. Outros dados econômicos, agora, também são inferiores na região, porque esses Estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT”, disse Bolsonaro.
Izolda Cela afirmou também que Bolsonaro não conhece o país e que o gestor nacional não conversa com os estados e municípios.
“O presidente dá provas evidentes do que já se sabe: ele não conhece o Brasil e não tem respeito pelas pessoas. Infelizmente, o analfabetismo ainda é um problema brasileiro. Ele não sabe disso porque o Governo Federal não dialoga com estados nem com municípios.”
Fonte: G1 Ceará