Príncipe Andrew, acusado de agressão sexual, perde titulo de honorifico de York
O príncipe Andrew, afastado da vida pública do Reino Unido devido a um escândalo de abuso sexual, perdeu nesta quarta-feira (28) o título honorífico que lhe havia sido concedido pela cidade inglesa de York.
A americana Virginia Giuffre afirmou em 2001 que o príncipe Andrew abusou sexualmente dela quando tinha 17 anos. Hoje ela tem 38 anos.
O advogado que representa o príncipe afirmou que um acordo firmado em 2009 “libera Andrew e outros de qualquer suposta responsabilidade” e que “o príncipe nunca abusou sexualmente ou agrediu Giuffre”.
Título honorífico
A rainha britânica Elizabeth II e o príncipe Andrew, no centro à direita, chegam para missa pelo príncipe Philip, duque de Edimburgo, na Abadia de Westminster, em Londres, em 29 de março de 2022. — Foto: Richard Pohle via AP
O segundo filho da rainha Elizabeth II, de 62 anos, é o duque da cidade de York. No entanto ele foi privado em janeiro de qualquer cargo oficial e não pode usar o título de Alteza Real.
Agora, após uma votação unânime dos conselheiros locais, ele perdeu a distinção de “Freedom of the City of York” que havia recebido em 1987. Moradores de York disseram à AFP que a associação do príncipe Andrew à cidade é uma vergonha.
O título remonta a 1272, quando os “homens livres” que detinham esse título se encarregavam de controlar o comércio e administrar os direitos de pastagem, mas hoje não tem mais do que um valor simbólico.
Por G1