Ministra chega a Teresina para fortalecer ações as mulheres vítimas de violência; veja agenda
A nova ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, chega à Teresina nesta quinta-feira (16) para discutir ações de enfrentamento a violência doméstica e de combate ao feminicídio com os gestores municipais e estaduais.
A ministra de Estado desembarca no Aeroporto Senador Petrônio Portella por volta das 9h em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e se desloca em seguida para o bairro Primavera, onde está sendo construída a Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Teresina.
Ao Cidadeverde.com, a secretária estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, explicou que durante sua visita a ministra irá dialogar sobre a manutenção do CMB de Teresina. A obra, orçada em cerca de R$ 5,4 milhões, deve ser inaugurada até o próximo mês de setembro.
“Ela vem para conhecer a estrutura que será usada no enfrentamento da violência à mulher no Piauí. A Casa terá uma gestão compartilhada entre a Prefeitura de Teresina, Governo do Estado e Governo Federal”, explicou a gestora.
O prédio irá funcionar na antiga sede do Serviço Social da Indústria (SESI) como um espaço equipado com serviços especializados de vários órgãos para o atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência.
“Na Casa teremos a Delegacia Especializada da Mulher, Ministério Público, varas da Justiça, atendimento psicossocial e jurídico, defensoria pública e um local para acolhimento da mulher vítima de violência”, pontuou Zenaide Lustosa.
Logo em seguida, a ministra se reúne com os membros do Conselho Estadual de Defesa do Direito da Mulher e da Frente de Enfrentamento ao Feminicídio.
Pela tarde, Cida Gonçalves participa de uma audiência no Palácio de Karnak com o governador Rafael Fonteles (PT) e outras autoridades para discutir as ações de enfrentamento a violência contra a mulher no estado.
Na sexta-feira (16), a ministra da Mulher se reune com a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres para conhecer o Protocolo de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência e encerra sua agenda após audiência com Chico Lucas, secretário estadual de Segurança Pública.
Breno Moreno e Yala Sena
redacao@cidadeverde.com