Oposição do Náutico discute consenso por chapa única nas eleições
Com a disputa eleitoral que vai decidir quem será o presidente do Náutico nos próximos dois anos se aproximando, a política do clube entrou em ebulição. Do lado da situação, o atual presidente, Diógenes Braga, já afirmou que não pretende uma reeleição. A oposição, por sua vez, ainda não possui chapas definidas, mas considera um consenso para disputar o pleito numa candidatura única. Um dos nomes que agradam os grupos que formam o bloco de oposição do clube é o do advogado Aluísio Xavier, ex-presidente da OAB que já dirigiu as categorias de base alvirrubras.
“Nós temos conversado sobre o nome do doutor Aluísio Xavier. É um nome que agrega muito ao Náutico. Um grande alvirrubro e um nome que pode com certeza agregar, é um nome que agrada ao bloco de oposição, e eu particularmente posso falar por mim e pelo meu grupo que disputou as últimas eleições, nosso grupo não tem nenhuma nenhuma contraindicação quanto ao nome do amigo Aloísio Xavier”, disse o conselheiro alvirrubro Plínio Albuquerque, um dos pré-candidatos para a próxima eleição.
Em entrevista à Rádio Clube, Plínio respaldou uma eventual candidatura de Aluisio pelo consenso que o advogado teria entre a oposição, defendendo que o Náutico precisa de um concorrente que tenha “grupo” e a capacidade de unir os demais pré-candidatos em prol do clube.
”A gente precisa encontrar um nome que tenha capacidade de agregar, capacidade de tirar o Náutico dessa situação caótica; um nome que traga grupo, (porque) não adianta chegar sozinho no Náutico, que não resolve nada. Então (Aluísio Xavier) é um nome que tem grupo, um nome que tem pessoas que vão apoiar, e eu sou um dos (que vão apoiar). Se ele se colocar (como candidato), ele tem o meu apoio e o apoio do meu grupo”, afirmou.
O conselheiro revelou ainda que mantém diálogo com Bruno Becker, pré-candidato que também disputou o último pleito. De acordo com ele, Becker estaria disposto a aderir a candidatura única de Aluísio Xavier.
“A gente conversa (sobre a possibilidade de desistir da candidatura para apoiar um nome de consenso da oposição). Bruno Becker é um outro grande alvirrubro, também disputou a última eleição e eu tenho certeza que o pensamento dele também é de apoiar o doutor Aluísio Xavier e de encontrar um nome (de consenso). Ninguém faz nada só, então é preciso ter um grupo e com certeza o nome do doutor Aluísio (Xavier) agrega muito para que os alvirrubros se cheguem e possam juntos, unidos, pleitear por um Náutico mais forte”, revelou o pré-candidato alvirrubro.
Apesar de um nome forte entre os grupos de oposição e visto como peça importante para compor a próxima gestão do clube, o advogado ainda não discutiu os detalhes de uma possível candidatura, tampouco decidiu se vai concorrer no pleito. Contudo, segundo Plínio Albuquerque, terá forte apoio em caso de uma sinalização positiva.
“A gente ainda não chegou a entrar nos detalhes, mas ele (Aluísio Xavier) sabe do desejo de vários alvirrubros de que ele nos lidere neste momento, ele já está ciente. Ele está no momento cuidando da família. A gente está respeitando esse momento e sempre que temos oportunidade, a gente tem conversado com ele e colocado que há essa grande possibilidade, que ele é uma peça importante dentro dessa engrenagem e que ele pode sim vir a ser o próximo presidente do Náutico. A mensagem que a gente deixa para ele é uma mensagem de apoio, agora, só quem pode definir é ele. Mas o apoio ele tem”, finalizou Plínio.
Foto: Tiago Caldas/CNC