Impeachment: até o momento 92 deputados assinaram o pedido
Noventa e dois deputados federais da oposição e da base do presidente, assinaram um pedido um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) em decorrência de suas críticas às ações de Israel no conflito com o Hamas.
Durante uma coletiva de imprensa que marcou o encerramento de sua viagem à Etiópia, o presidente Lula declarou que o que ocorre na Faixa de Gaza não é uma guerra, mas sim um genocídio, fazendo alusão às atrocidades cometidas pelo ditador nazista Adolf Hitler contra os judeus.
Até a publicação desta matéria, pelo menos 92 parlamentares da oposição de partidos como o União Brasil, Partido Liberal, Podemos e Republicanos manifestaram apoio ao pedido de impeachment após tais declarações, conforme informado pela assessoria da deputada Carla Zambelli (PL-SP).
O objetivo é protocolar o pedido na Câmara até terça-feira (20 de fevereiro de 2024). “Lula está incitando a injúria racial e incorrendo em crime de responsabilidade conforme previsto no artigo 5º da Constituição Federal, o que também é corroborado pela forte repulsa expressa pelo Primeiro Ministro de Israel”, afirmou Zambelli.