Câmara Municipal de Juazeiro do Norte discute problemas na saúde e infraestrutura durante sessão ordinária
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (6), no Plenário Dra. Yanny Brena, mais uma sessão ordinária, que foi pautada por debates relacionados à saúde e à infraestrutura do município. A sessão iniciou com a apresentação de requerimentos escritos e verbais dos parlamentares.
Entre os pedidos apresentados, o vereador Alexandre Sobreira (DC) solicitou à Cagece a resolução da falta de água na Rua São Lázaro, no bairro Frei Damião. O vereador Rafael Cearense (Podemos) requereu um plano de ação da Secretaria de Infraestrutura e da Secretaria de Agricultura do município para recuperar estradas vicinais prejudicadas pelas chuvas. Já o vereador Boaz David (PL) solicitou à Secretaria de Saúde a lista de pacientes com cirurgias pendentes no Hospital Regional do Cariri (HRC).
No grande expediente, os vereadores levantaram preocupações sobre a saúde pública de Juazeiro do Norte. O vereador Lukão (PSDB) denunciou que pacientes estão sendo entubados em UPAs municipais por falta de leitos adequados, enquanto consultórios médicos são improvisados para internamentos. Ele cobrou providências da Casa Legislativa para lutar por melhores condições de saúde para o povo juazeirense. O vereador Alexandre Sobreira (DC) sugeriu a formação de uma comissão para acionar o Ministério Público em busca de soluções. O vereador Vandinho Pereira (PP) destacou que, conforme a Constituição Federal, o município é responsável pela atenção básica, enquanto casos mais graves são de competência estadual e federal.
A vereadora Jacqueline Gouveia (PT) reforçou a necessidade de uma resposta do Governo do Estado para enfrentar a crise na saúde municipal, enquanto o vereador Barbosa Neto (PT) se comprometeu a intermediar um diálogo com o governo estadual. O presidente da Casa, vereador Felipe Vasques (AGIR), destacou a importância da atuação conjunta dos parlamentares para fiscalizar e cobrar soluções dos órgãos competentes.
Outro tema debatido foi o impacto das recentes chuvas no município. O vereador Barbosa Neto (PT) alertou para os danos causados pelas enchentes e sugeriu que a questão fosse discutida em conjunto com o Poder Executivo, órgãos competentes e a sociedade civil. Sem matérias na Ordem do Dia, a sessão foi encerrada com o registro da presença do diretor do Hospital Regional do Cariri (HRC), Giovanni Sampaio. O presidente Felipe Vasques (AGIR) deixou o convite aberto para que o diretor retorne à Câmara para esclarecer a situação do hospital e colaborar na busca por melhorias na saúde pública do município.
https://www.portalclecio.com.br/noticias