Bola na rede: Campeonato Regional de Futebol de Cegos começa com tudo em Petrolina
Com uma chuva de gols, o Campeonato Regional Nordeste de Futebol de Cegos iniciou em ritmo emocionante. Nas seis partidas de abertura disputadas no Ginásio Osvaldo do Flamengo, segunda-feira (24), campeã e vice da edição anterior, Apace (Associação Paraibana de Cegos) e Apadevi (Associação Paraibana dos Deficientes Visuais) começaram vencendo. Nesta terça (25) houve mais seis jogos. A final será no sábado (29), às 10h15.
O Campeonato é apoiado pela prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Esportes. e reúne mais de cem atletas das 12 equipes dos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e Piauí. Classificam-se para as quartas de final os oito melhores colocados no geral, independentemente do grupo a que pertençam. A equipe mais bem colocada do Regional garante vaga para o Campeonato Brasileiro de Futebol de Cegos/Série B 2023. O torneio será disputado em novembro, em São Paulo.
O atleta da Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP), Antônio Malan de Carvalho, ressaltou a alegria de ver Petrolina sediando um evento desse porte para pessoas com deficiência visual. “O incentivo da Prefeitura de Petrolina nesse evento é uma grande oportunidade para esse esporte crescer ainda mais na nossa região, pois muitas pessoas ainda não conhecem esta modalidade”, disse.
O secretário Executivo de Esportes, Jefferson Correia, destacou a importância da competição no sentido de garantir inclusão, além de permitir a divulgação do esporte paraolímpico, onde o Brasil é campeão. “A vitória do Brasil nas Olimpíadas reafirma o papel do nosso país como potência também no futebol adaptado. Com a orientação do prefeito Simão Durando, estamos buscando investir cada vez mais nessa modalidade e formar futuros atletas em Petrolina”, avaliou. (Do Carlos Britto)