Brasil usa quarteto inédito e busca sintonia contra Japão, maior vítima de Neymar
A seleção brasileira faz seu último compromisso da Data Fifa de junho nesta segunda-feira, às 7h20 (horário de Brasília), diante do Japão, rival contra o qual Neymar se sente à vontade. A seleção asiática é a maior vítima do camisa 10. O craque do Paris Saint-Germain terá a companhia de Lucas Paquetá, Raphinha e Vinicius Junior no ataque e formará um quarteto ofensivo inédito.
Embalada pela goleada de 5 a 1 sobre os sul-coreanos, em Seul, a seleção usa o duelo com os japoneses para fazer poucos ajustes que ainda restam a cinco meses da Copa do Catar. É o momento de encontrar a “sintonia fina”, na visão de Tite.
“A equipe está aberta, não só a convocação final, mas a equipe titular está aberta. Os níveis apresentados deixam a comissão com a cabeça boa. Pelo nível técnico, pelo desempenho apresentado”, avisou o treinador, ciente de que o quarteto ofensivo pode oscilar e precisa de tempo para encontrar o entrosamento ideal. “A expectativa é boa, mas com calma, para ter a condição dos ajustes, sincronia, movimentos, execução na mesma velocidade”.
Alguns atletas que têm sido titulares terão oportunidades de mostrar serviço a Tite nesta segunda. É o caso, por exemplo, do lateral-esquerdo Guilherme Arana. O jogador do Atlético-MG é uma das quatro mudanças que o técnico promove em relação ao amistoso contra a Coreia do Sul.
As outras são o retorno de Alisson ao gol, devolvendo Weverton à reserva, as entradas de Militão na vaga de Thiago Silva e de Vinicius Junior no lugar de Richarlison. O atacante do Real Madrid viveu, segundo ele mesmo, a melhor semana de sua vida. Na final da Liga dos Campeões, marcou o único gol da partida, que decidiu o título para o time espanhol. Dias depois, se apresentou ao grupo de Tite.
“Não quero parar por aqui, quero seguir fazendo história e evoluir para fazer grandes coisas no futebol. Com 21 anos estar na Seleção e fazer gol na final da Liga dos Campeões é um peso muito grande, me dá bagagem para sonhar”, disse o jovem atacante.
No Estádio Nacional de Tóquio, reformado recentemente e que estará lotado, já que todos ingressos foram vendidos – quase 70 mil – Neymar o adversário contra o qual mais marcou gols. Foram oito gols em quatro duelos. Quatro ele fez apenas em um jogo, o amistoso em Singapura, em 2014, vencido pelo Brasil por 4 a 0.
O camisa 10 formará um quarteto novo e jogará como um falso 9, mas terá liberdade para flutuar no ataque. Ele 73 gols pela seleção e está a quatro de igualar Pelé na artilharia histórica. Isso nas contas da Fifa, que não leva em conta jogos contra clubes e combinados.
FICHA TÉCNICA
JAPÃO X BRASIL
JAPÃO – Schmidt; Ito, Taniguchi, Yoshida e Yamane; Haraguchi, Endo e Kamada; Mitoma, Doan e Asano. Técnico: Hajime Moriyasu.
BRASIL – Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Éder Militão e Guilherme Arana; Casemiro, Fred, Neymar; Raphinha, Lucas Paquetá e Vinícius Júnior. Técnico: Tite
HORÁRIO – 7h20 (de Brasília)
LOCAL – Estádio Nacional de Tóquio
TRANSMISSÃO – Globo e SporTV.
Por Estadão Conteúdo