Cacandidatos dormem em frente a fábrica e formam fila quilométrica em busca de emprego em Massapê
Uma fila quilométrica formada por pessoas em busca de emprego se formou nesta quinta-feira (15) em frente a uma fábrica de biscoitos, na cidade de Massapê, a 244 km de Fortaleza. A Empresa Coelho anunciou as vagas na quarta-feira (14) e, desde então, milhares de pessoas estão em frente ao local para se candidatar.
“Várias pessoas chegaram cedo para pegar senha no processo seletivo da empresa. Teve candidato que chegou no fim da noite de quarta-feira e dormiu no local. Para aguentar o longo tempo de espera, alguns usaram banquinhos”, afirmou, Jonas Deison, que esteve no local.
As oportunidades são para eletromecânico e a fábrica disse que era necessário formação básica e experiência na área de produção será um diferencial.
A empresa não informou o número de vagas disponíveis.
O jovem Carlos Vinícius Ávila, 20 anos, veio de Martinópole, cidade distante 60 km da empresa. Ele pediu até moto emprestada para ir até o local e concorrer a vaga.
“Estou desemprego faz uns três anos. Sai de Martinópole quase chegando em Granja. Sai de casa 4 horas da manhã de casa e vamos esperar para ver se consigo algo. Pedi moto e dinheiro emprestado para chegar até aqui”
Já João Flaviano Alves reclama que não há informações sobre as vagas e que não recebeu ficha. “Cheguei às 7 horas por aí. Não recebi ficha e ouvi um comentário que só tinham umas 200 fichas e que só isso mesmo. Vamos ver o que dá. Ainda estou no seguro-desemprego ainda e tentar se dar certo”, disse.
A Fábrica Coelho afirmou através de nota que promove ação de cadastro para contratação de equipes para dois turnos de produção e cadastro de reserva, presencialmente, nas futuras instalações da Fábrica Coelho, localizada na CE-362 na cidade de Massapê.
A Fábrica Coelho disse ainda que a ação de cadastro não se caracteriza em ação de contratação imediata e está, no momento, captando currículos para ocupação dos cargos disponíveis para atuação na fábrica, em breve.
Taxa de desocupação em alta
A taxa de desemprego no Brasil subiu para 8,8% no trimestre móvel terminado em março, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Ceará registrou nos três primeiros meses taxa de desocupação de 9,6%, subindo 1,8 ponto percentual em relação ao 4º trimestre de 2022, que teve 7,8%. Em comparação ao mesmo trimestre de 2022, que teve taxa de 11%, o Ceará ficou 1,5 ponto percentual menor.
A taxa de desocupação mede a proporção de pessoas de 14 anos ou mais de idade que estão desocupadas (não trabalharam, procuraram trabalho e estavam disponíveis para assumir), em relação ao total de pessoas que estão na força de trabalho, seja trabalhando (pessoas ocupadas) ou procurando (desocupadas).
Fonte: G1 Ceará