Casos de dengue aumentam 610% no Piauí; estado já registrou 5 mortes pela doença
Amostra de larva do mosquito Aedes aegypti — Foto: Cristine Rochol/PMPA
O Piauí registrou um aumento de 610,3% nos casos de dengue em relação ao mesmo período de 2021, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (20) pela Secretaria de Estado da Saúde. O estado já registrou cinco mortes pela doença em 2022.
Ao todo, já foram registrados 4.617 casos prováveis de dengue em 150 municípios este ano, sendo até o momento 2.511 casos confirmados. Em 2021, no mesmo período, foram registrados 650 casos em 56 municípios e 515 confirmados.
Os municípios que apresentam maior incidência dos casos de dengue no estado são: Simplício Mendes, Patos do Piauí, Novo Santo Antônio, São Pedro do Piauí e Santa Filomena.
Para o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, os dados chamam a atenção da equipe técnica da Sesapi e reforça a necessidade de uma atuação conjunta do poder público e da população para diminuir o número de novos casos.
“Nossas equipes estão mantendo contato com os municípios e traçando estratégias para buscar a redução de casos, mas é necessário um apoio da população para que nosso trabalho seja ainda mais efetivo”, disse.
O boletim também trouxe dados referentes a febre chikungunya, com aumento de 4.179,3% novos casos. O estado ainda não registrou óbitos pela doença desde 2018, quando seis pessoas morreram.
Fonte: G1 PI