Dia de Reis: Cajuína São Geraldo celebra tradição com grupos de reisados na indústria
A Cajuína São Geraldo, marca original do Cariri cearense, celebrou o Dia de Reis de uma maneira especial, preservando as raízes culturais e fomentando a valorização das tradições locais. Nesta segunda-feira, 6, a empresa abriu suas portas para receber grupos de reisados.
O evento reuniu comunidade local e romeiros em um ambiente festivo, onde três grupos de reisados encantaram o público com suas músicas, danças e alegorias típicas da celebração: Reisado Padre Cícero – Mestre Cícero Vieira; Reisado Santa Luzia – Mestre Zezim e Reisado Sagrada Família – Mestre Xexéu. As apresentações, que envolvem o acompanhamento de cantigas de reis e a dramatização da visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus, são uma forma de preservar essa tradição cultural que é passada de geração em geração.
A Cajuína São Geraldo, que já é um símbolo de autenticidade no estado, aproveitou a data para resgatar essa tradição com um evento que também integrou a história da indústria à comunidade. A presença dos grupos de reisados dentro da fábrica proporcionou uma experiência imersiva, de aprendizado e de celebração.
“A grande preocupação da São Geraldo é justamente manter a sustentabilidade cultural do Cariri e, dentre elas, o Dia de Reis. Então, tivemos esse momento com os grupos de romeiros e com o apoio da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte para fazer uma apresentação para os romeiros que nos visitam. Para todos os Romeiros, nós distribuímos o livro com a história do Padre Cícero e ele pode degustar o refrigerante de caju”, declara Teresinha Lisieux, diretora da indústria.
A comemoração teve como objetivo reforçar o compromisso da empresa com a cultura local, incentivando a preservação das manifestações populares e estreitando laços com a região.
“Nós recebemos romeiros de todo nordeste, e é importante que eles conheçam a cultura do reisado, porque muitos não conhecem. Então, é uma oportunidade única dos romeiros que estiverem aqui para levar esse conhecimento de cultura para a sua cidade”, completa Teresinha Lisieux.
A ação traz um importante resgate importante para todos os envolvidos, celebrando a alegria e a fé que marcam o Dia de Reis.
“É uma brincadeira que a gente faz. Resumindo, a visita dos três reis magos quando eles vieram visitar o Menino Jesus. Então é essa tradição de Dia de Reis. E a gente tem muita satisfação de sair brincando na rua. E é algo cultural, eu aprendi com os meus mestres e vai passando de geração em geração. Essa nossa apresentação na Cajuína São Geraldo é uma tradição também, é uma cultura que eles fazem questão de preservar”, pontua o Mestre Cícero Vieira.