Em Itaitinga, a Polícia Militar do Ceará apreende pipas e linhas de cerol
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu diversas pipas, linhas de cerol e linhas chilenas em um terreno na cidade de Itaitinga, pertencente à Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25). A operação foi desencadeada após a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS) receber denúncias sobre um grupo de pessoas empinando pipas no local.
A equipe da PMCE se deslocou até o bairro Gararau, onde abordou um homem de 37 anos que estava com uma pipa. Durante a revista em seu veículo, os policiais encontraram as linhas de cerol e chilenas, além de mais pipas.
O homem foi encaminhado para a Delegacia Metropolitana de Itaitinga, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por expor a vida ou a saúde de outras pessoas a perigo iminente, conforme o artigo 132 do Código Penal. A Delegacia Metropolitana de Itaitinga, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), segue com as investigações.
A PMCE intensifica ações em todo o estado para combater o uso de cerol e outros materiais cortantes em pipas e artefatos semelhantes, visando prevenir acidentes e garantir a segurança da população.
O uso de cerol, linha chilena e outros materiais cortantes é proibido no Ceará pela lei estadual nº 17.226, de 12 de junho de 2020. A legislação proíbe a fabricação, comercialização e uso desses materiais em atividades recreativas e publicitárias, prevendo a apreensão dos itens de quem descumprir a lei.
A população pode colaborar com a Polícia Militar denunciando a utilização ou comercialização de cerol e linhas chilenas. As denúncias podem ser feitas anonimamente através do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), pelo telefone 181, ou pelo número 190 da Ciops. O sigilo é garantido.
blog do gesso