Em Picos, 636 mesários vão trabalhar nas eleições de 2022
Uma figura importante no processo eleitoral é o mesário, responsável por conduzir os trabalhos durante o pleito. Em Picos, nas eleições gerais de 2022, 636 mesários foram convocados, destes 60% são mulheres.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o número atual é 20% menor do que o quantitativo utilizado nas eleições de 2018 que foi de 799.
O chefe de cartório da 10ª zona eleitoral de Picos, Luís Borges, explicou que 92% dos mesários foram convocados e apenas 8% se voluntariaram para atuarem nas eleições.
“O ideal seria que mais pessoas se voluntariassem para trabalhar nas eleições, mas ainda o número é tímido e por isso precisamos fazer as convocações. Vale ressaltar que o mesário tem direito a quatro dias de folga, isenção na inscrição de concursos públicos”, disse o chefe de cartório.
Após serem convocados, os mesários já podem participar dos treinamentos por meio do aplicativo “Mesário” disponível na Google Play e App Store. A preparação pode acontecer até 01 de outubro, dia antes das eleições.
No Piauí, 33.902 mesários vão trabalhar nas eleições gerais.
Paula Monize
paulamonize@cidadeverde.com