Energia solar: saiba mais sobre a taxação do sol
Com o intuito de diminuir os valores da conta de luz, parte da população está optando pela instalação de placas solares em estabelecimentos e residências. Porém, é necessário adquirir a energia solar antes do início do ano que vem para evitar cobrança extra.
Conhecida como taxação do sol, a tarifa de utilização passará a ser cobrada a partir do dia 6 de janeiro de 2023, mas quem já tiver seu sistema instalado terá isenção até 2045. Segundo as empresas de energia solar, a implementação da cobrança fez com que os índices de procura subissem significativamente. As buscas já aumentaram mais de 120%.
Foto: Reprodução
A regulamentação foi estabelecida pela lei nº 14.300 e visa fazer a cobertura do custo do uso da rede de transmissão da empresa responsável pela distribuição de energia. O valor da cobrança, porém, ainda não foi definido e deve ser firmado de acordo com a quantidade de geração energética.
Para o especialista em energia solar, Jefferson Meneses, a grande adesão à energia solar foi um dos grandes fatores que influenciaram na taxação. “A migração do setor elétrico, devido ao aumento do petróleo, e o incentivo de energias limpas chamou a atenção do governo, que não ficaria de fora da captação de recursos”, declarou.
Jefferson explica ainda que os mais impactados serão os consumidores comuns residenciais. Em contrapartida, a instalação das placas solares segue sendo vantajosa para quem consome mais energia.
Vale ressaltar que para a instalação das placas é necessário contratar os serviços de empresas devidamente cadastradas no Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia).
Tags
About blog do gesso