Fronteiras e Regiãonotícias

IBGE registra ao menos uma pessoa indígena em 153 municípios do Piauí

0 0
Spread the love
Read Time:1 Minute, 23 Second

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já contabilizou o total de 3.159.583 habitantes no Piauí. No estado, em 153 municípios, ao menos uma pessoa indígena foi recenseada. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (02) durante a apresentação da primeira etapa da coleta do Censo Demográfico de 2022.

Quanto aos quilombolas, que pela primeira vez estão sendo pesquisados no Censo do IBGE, já foram recenseadas 31.384 pessoas.

A publicação com o número final da primeira etapa do Censo Demográfico será divulgada no dia 28 de dezembro. No levantamento feito em 2021, foram contabilizados o total de 3.289.290 habitantes no estado ao final de toda a pesquisa.

O presidente nacional do IBGE, Eduardo Rios Neto, explicou que agora será feita a recuperação daqueles domicílios em que foram registrados moradores ausentes ou que se recusaram a responder o Censo.

“Nesta primeira etapa os números ainda estão sob suspeita. A primeira etapa é a conclusão da etapa primário, chegamos em um número muito próximo da população estimada que tínhamos para aquele estado. Então, o Piauí está muito próximo de 100%. Na segunda etapa vamos atrás do resíduos, aqueles domicílios que sabemos que tem gente, mas não conseguimos”, pontuou.

O presidente informou que o Censo deste ano terá como novidade um mapeamento por GPS de todas as residências. A medida permitirá que pontos específicos sejam facilmente identificados em casos de desastres naturais.

“Sairemos desse censo com todas as casas mapeadas. Isso é muito importante. Por exemplo, se vier um desastre seremos capazes de mostrar quais pontos foram soterrados. Isso nunca existiu”, disse.

 

Paula Sampaio
redacao@cidadeverde.com

 

 

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?