João Azevedo é reeleito governador da Paraíba
O atual governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), 69, foi reeleito neste segundo turno após vencer o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), 34.
O atual mandatário foi o único no estado que teve apoio político de um candidato à presidência nesta disputa. João Azevêdo contou com o suporte do ex-presidente Lula (PT) e da senadora Daniella Ribeiro (PSD).
No segundo turno, o candidato derrotado na disputa se manteve neutro em relação ao apoio presidencial, mas contou com o apoio do senador eleito Efraim Filho (União Brasil) e do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que também disputou o governo do estado.
Durante a campanha, os candidatos utilizaram trechos de investigações de casos de corrupção. Pedro Cunha Lima trouxe recortes da Operação Calvário, que apurou supostos desvio de mais de R$ 130 milhões da saúde e educação no estado entre os anos de 2011 e 2018, tendo João como um dos alvos da investigação.
O governador também trouxe propagandas que associavam Cunha Lima à investigação, mas a exibição foi suspensa pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) da Paraíba.
Em sua defesa, Azevêdo afirmou que a investigação não encontrou nada contra ele. Pedro Cunha Lima também se defendeu das acusações feitas pelo adversário e negou qualquer relação com a Operação Calvário.
O ex-presidente Lula se reuniu com Azevêdo e gravou um vídeo de apoio para o governador. “Se eu ganhar as eleições, a gente vai poder, juntos, construir uma Paraíba mais próspera, uma Paraíba mais desenvolvida e que cuida mais do seu povo.”
Tags
About blog do gesso