Mais um município do Piauí apresenta caso de pássaros mortos misteriosamente
Um fenômeno misterioso começou a ser identificado nesta semana no município de Juazeiro do Piauí, distante 160 km de Teresina, onde vários pássaros começaram a serem encontrados mortos. Com informações do Diário de Campo Maior.
De acordo com Tarciso Visgueira, secretário de turismo e meio ambiente do município, as aves encontradas mortas são são juritis e rolinhas e foram achadas nas localidades de Saco das Geija, Grotão da Geija e Mãe D’água.
“Eu hoje comprovei. Fui até os extremos da nossa cidade de Juazeiro do Piauí. (…) A gente pede as pessoas que não consumam essas aves. E dizer também que é até ilegal a caça. Aguardem a equipe da SEMAR, que virão ao município”, disse o secretário.
Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Juazeiro do Piauí
Casos semelhantes a esses começaram a aparecer em Milton Brandão, distante 72 km de Juazeiro do Piauí, onde mais de 2 mil pássaros foram encontrados sem vida. Instituições como a Adapi, ICMbio e Universidade Federal do Piauí estiveram no local coletando amostras de sangue dos animais e da água, encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen).
Especialistas afirmam que a morte dos animais pode estar relacionada com a Febre do Nilo Ocidental, que já possui dez casos confirmados no estado. A transmissão acontece após contaminação do mosquito ao picar uma ave migratória infectada. Os resultados dos exames ainda não foram divulgados.