Morre jornalista Souto Paulino, professor aposentado da UFC, aos 87 anos
O jornalista Francisco Souto Paulino, professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC), faleceu nesta quinta-feira, 6, aos 87 anos. Ele foi um dos fundadores da Agência da Boa Notícia, onde atuou como presidente até 2019. A ONG é responsável pela entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação, lançado em 2007. Souto era casado com a colunista do O POVO, Lêda Maria, com quem teve três filhas.
Ele estava internado na UTI do Hospital São Camilo há três meses por problemas pulmonares. Contraiu uma infecção e não resistiu.
Ao longo dos 22 anos nos quais atuou na Universidade, assumiu cargos de chefia e coordenação do curso de Comunicação Social e foi chefe de Gabinete do Reitor René Barreira, entre 2003 a 2006.
A UFC divulgou nota de pesar pela perda do acadêmico. “Neste momento de grande dor, a UFC se solidariza com familiares, amigos, colegas e ex-alunos do Prof. Souto Paulino, e o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, lamenta profundamente a morte do professor e reconhece o grande legado deixado pelo jornalista”, diz.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Associação Cearense de Imprensa (ACI) lançaram nota de pesar conjunta pelo falecimento do jornalista.
Prof. Francisco Souto Paulino nasceu em 10 de agosto de 1935, em Canindé, a 121,3 Km de Fortaleza. É graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará e pós-graduado em Sociologia do Desenvolvimento também pela Universidade Federal. Possui Pós-Graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.
Souto Paulino é autor de vários livros. Ele escreveu o capítulo sobre a história do Centro Acadêmico Tristão de Athayde (Data), da Comunicação Social da UFC, parte do livro Ensino do Jornalismo no Ceará – Volume II (Edições UFC), organizado pela professora e jornalista Adísia Sá.
Serviço
Velório: Funerária Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688 – Aldeota), a partir desta sexta, 7, às 14 horas
Celebração: sábado, às 9 horas
Saída do cortejo da Ethernus para o Parque da Paz: sábado, dia 8, às 10 horas
Sepultamento: no cemitério Parque da Paz, no sábado, dia 8, às 11 horas
Postado por Flavio Pinto às 07:29