Nikolas Ferreira pede prisão de ministro do GSI
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou, nesta quarta-feira (19), que enviou uma notícia-crime à Procuradoria Geral da República (PGR) pedindo a prisão do general Gonçalves Dias, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O militar aparece em imagens de câmeras de segurança que sugerem conivência com vândalos que invadiram o Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023.
Em seu perfil no Twitter, Nikolas disse que pediu a prisão de Gonçalves Dias partindo do mesmo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) ao decretar a prisão de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública de Jair Bolsonaro (PL) e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.
Imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto divulgadas mais cedo mostram integrantes do GSI com postura leniente aos invasores que depredaram a Praça dos Três Poderes, em Brasília, no último dia 8 de janeiro. O general Gonçalves Dias aparece nas imagens caminhando pela antessala do gabinete da Presidência da República.
Dias assumiu o GSI com a transição na Presidência, assumindo posto antes ocupado pelo general Augusto Heleno, aliado de Jair Bolsonaro. Ele já havia trabalhado na segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sua primeira passagem pelo Planalto.
Texto: Estado de Minas
Foto: Douglas Magno/AFP