No Piauí, novos prefeitos tomam posse em Floriano e Paquetá após saída dos gestores para concorrer às eleições
chefes do executivo e parlamentares precisam renunciar ao mandato pelo menos seis meses antes da disputa eleitoral, que este ano ocorre em 2 de julho. O prazo encerra então neste sábado (2).
Por g1 PI
02/04/2022 13h08 Atualizado há um dia
As cidades de Floriano e Paquetá têm novos prefeitos depois que os gestores eleitos renunciaram aos cargos para concorrer às eleições 2022. Com o prazo encerrando neste sábado (2), chefes do executivo precisam renunciam ao mandato para disputar novo cargo, conforme o Tribunal Superior Eleitoral.
Em Floriano, Antônio Reis Neto (DC) assume no lugar de Joel Rodrigues (Progressistas) neste sábado (2), que deixa o comando do município para concorrer a uma vaga no Senado.
Em Paquetá, Dr. Thales (Progressistas) deixou o cargo para ser candidato a deputado estadual. Dr. Clayton (Progressistas)foi empossado no dia 30 de março como prefeito da cidade.
Ambos ocupavam o cargo de vice nas cidades, eleitos junto com os gestores que renunciaram ao cargo.
Desincompatibilização
A saída daqueles que estão em cargos públicos tem prazo limite neste sábado (2). Wellington Dias (PT) também deixou o comando do executivo estadual para disputar uma vaga no Senado. A vice Regina Sousa (PT) tomou fosse na quarta (31).
Seis governadores que deixaram o mandato para disputar outro cargo
No âmbito estadual, pelo menos 10 gestores deixaram as pastas que conduziam para concorrer a uma vaga na Alepi ou na Câmara Federal.
As mudanças foram publicadas no dia 31 de março no Diário Oficial. Veja os novos nomes.