olenidade marca a passagem de comando da PMCE
No final da tarde desta segunda-feira (30), no Quartel do Comando Geral (QCG), em Fortaleza, houve a solenidade de passagem de comando da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Após pouco mais de dois anos à frente da corporação, o coronel comandante-geral Francisco Márcio de Oliveira passou o comando da tropa para o coronel comandante-geral Klênio Sávyo Nascimento de Sousa.
Presidiu a solenidade o governador do Estado, Elmano de Freitas, na qual estavam presentes a vice-governadora, Jade Romero, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, o procurador-geral de Justiça, Manoel Pinheiro, a defensora pública geral, Elizabeth Chagas, o comandante da 10ª Região Militar, general André Luiz Allão, o secretário da Segurança Pública, Samuel Elânio, gestores das vinculadas da SSPDS e demais autoridades.
Em sua fala, o comandante substituído, Coronel Márcio Oliveira, agradeceu pelo tempo em que esteve à frente da Corporação. “É com alegria e satisfação que me dirijo às senhores e senhores para externar meus sinceros agradecimentos pelo convívio salutar e harmonioso proporcionado a mim durante esses 28 meses de comando e, principalmente, ao longo da minha trajetória profissional de 31 anos prestados à gloriosa PMCE”.
Ainda em sua fala, Coronel Márcio, relembrou algumas realizações importantes da sua gestão, que dentre as quais estão a mudança na forma de ingresso na corporação e novo modelo de formação policial militar, a interiorização dos sistemas de saúde da PM, a implantação do novo uniforme e consequente aquisição de 30 mil fardas, aquisição de 7 mil armas para o efetivo, a aquisição de 395 viaturas e motocicletas, o investimento de mais de 38 milhões de reais em manutenção de diversas unidades da corporação, a criação e instalação do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), instalação de 22 bases do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) em diversas cidades do Estado, a capacitação de mais de 11.000 PMs por meio de diversos cursos de formação continuada, a nomeação e posse de mais de 250 tenentes, o concurso para 50 oficiais complementares do quadro de saúde da Corporação e a formação de 2.387 novos soldados.
Já o novo comandante, Coronel Klênio Sávyo, fez uma retrospectiva da sua história. “O ato de hoje iniciou em 1962, quando um jovem de nome Francisco Loureto de Sousa, vindo de um distrito da cidade de Sobral, ingressou como 3º sargento da PMCE, após concluir com muito esforço o Curso de Formação de Sargento e casou-se com a senhora Maria Umbelina Nascimento Sousa, da cidade de São Bento de Amontada, e dessa união nasceram cinco filhos, que, por ironia do destino, tempos depois os quatro filhos homens ingressaram na Corporação e são oficiais da Polícia Militar”.
“Comecei contando essa breve história não para exaltar essa família, mas para ratificar que sempre devemos acreditar na força do trabalho, do servir, da fé e da união. A Polícia Militar do Ceará, por mais que seja uma força pública do Estado, que possui como principal missão a defesa da sociedade, ela só assim o é quando se é uma grande família formada de homens e mulheres que possuem desejos, sonhos, necessidades e que buscam diuturnamente servir por sacerdócio, com a mais profunda justiça, a população da qual se originou e que seus integrantes – sob juramento – prometeram proteger”, disse.
“Um grande coronel da Polícia Militar do Ceará passa o posto de comandante-geral para outro grande coronel da PMCE. E eu tenho a honra de dizer que isso vai ser algo bastante enfático e importante para mantermos o trabalho integrado dessa grande instituição”, disse o Secretário da SSPDS.
“Iremos fortalecer o trabalho que vem sendo realizado, com lealdade e com muito afinco. Com a certeza de que vamos dar muitos resultados para a segurança pública do Ceará”, destacou o secretário