Piauí registra redução de 45% nas mortes violentas intencionais durante o Carnaval
O Piauí registrou redução em todos os índices de criminalidade no período de Carnaval, entre os dias 10 e 13 de fevereiro. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, este ano ocorreram seis mortes violentas intencionais na data, uma redução de 45,45% em relação ao ano passado, no qual foram registrados 11 casos.
Para o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, a redução significativa resultou da integração e atuação intensificada das Forças de Segurança no Piauí.
“Durante a operação Carnaval, as Forças Integradas de Segurança estiveram presentes nos 224 municípios do nosso território piauiense, especificamente com reforços nas cidades com maior fluxo de pessoas. Estamos satisfeitos com o balanço geral inicial, que mostra uma redução no número de mortes violentas intencionais, bem como nos casos de roubos, furtos e mortes no trânsito. Isso reflete um trabalho eficiente, eficaz e integrado das forças de segurança, visando proporcionar paz e tranquilidade a todos os piauienses e visitantes durante o Carnaval”, afirmou o comandante-geral da PM-PI.
No que diz respeito ao trânsito, o levantamento apontou sete vítimas fatais no período de Carnaval. Já em relação a 2023, foram 12 vítimas fatais, uma redução de 41,6% nas mortes.
Ainda de acordo com a SSP-PI, o indicador de morte no trânsito engloba as ocorrências de homicídio culposo no trânsito, morte no trânsito e acidente com vítima fatal provocado pela própria vítima.
Já o número de pessoas conduzidas por embriaguez ao volante aumentou em relação ao ano anterior, passando de 22 conduzidos em 2023 para 38 conduzidos em 2024.
O diretor de Operações de Trânsito, Fernando Aragão, destacou que essa redução consolidou-se graças às ações policiais realizadas em todo o estado.
“Tivemos números bastante positivos em relação à violência no trânsito. Este ano intensificamos ações integradas por todo o estado no período pré e durante o Carnaval, com o objetivo de salvar vidas e diminuir o número de sequelados. Houve uma redução no número de óbitos, mostrando que a população piauiense tem entendido a importância do respeito às leis de trânsito”, afirmou o diretor.
Fonte: Cidade Verde