PMCE e o Dia Mundial do Doador de Sangue
Além de salvar até quatro vidas, você pode devolver esperança aos familiares e amigos com um ato de generosidade: doar sangue! Entrando nessa corrente, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado hoje, 14 de junho, com o objetivo de homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato responsável pela manutenção de milhares de vida.
Doar sangue é simples, rápido e fácil, mas o doador se enquadrar em algumas características específicas, como ter entre 16 e 69 anos; ter acima de 50 quilos; não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV; estar bem alimentado e descansado; esperar entre 90 e 180 dias após o parto para mulheres; se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar; não ter realizado cirurgias recentemente, dentre outros.
A 1º tenente Najda, doadora veterana, destacou a importância de salvar vidas através da doação de sangue. “Esse é um ato de amor ao próximo. Saber que um simples gesto, que não gera custo algum e necessita de um tempo muito curto do meu dia, pode ajudar a salvar uma vida, me deixa extremamente feliz, me traz sensação de poder contribuir, ainda mais, com a sociedade”, ressaltou a policial militar.
Para doar sangue você deve procurar uma unidade de coleta de sangue em sua cidade ou em uma região próxima, como os Hemocentros.
Assessoria de Comunicação da PMCE