Poços, apicultura e obras em estradas beneficiam o sul do Piauí

0 0
Spread the love
Read Time:1 Minute, 50 Second

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional no Piauí, investiu mais de R$ 2,3 milhões em ações e obras em municípios localizados no sul do Piauí. Em maio deste ano, foram entregues colmeias, poços tubulares, passagens molhadas e estradas vicinais em comunidades rurais dos municípios de Flores e Massapê.

Poços, equipamentos de apicultura e obras em estradas beneficiam comunidades do sul do Piauí.jpegEm Flores do Piauí, a cerca de 400 quilômetros da capital do estado, foram perfurados oito poços tubulares, que beneficiam 132 famílias da região. Um deles, inaugurado no povoado Campestre, está equipado com caixa d’água de dez mil litros, oito placas solares e chafariz. “A Codevasf já doou ao município casas de mel e de farinha móveis, por exemplo. Mas agora que temos água mais perto de casa, na torneira, realizamos nosso maior sonho. Acabou o tempo de carregar balde na cabeça”, disse Dogival Ribeiro, morador da comunidade.

A quase 400 quilômetros ao sul de Teresina, Massapê do Piauí recebeu 400 colmeias distribuídas para associações de apicultores, sendo uma delas situada no povoado Vilão. Com 80% da renda familiar oriunda da produção do mel, o apicultor Otávio Teixeira pretende alcançar novos mercados com a chegada dos equipamentos. “Trabalho com abelhas há 20 anos. Com o suporte necessário oferecido pela Codevasf, podemos nos profissionalizar e mirar clientela em outras cidades da região”, afirma.

Parte dos equipamentos doados para Massapê está dentro da iniciativa da Codevasf de fortalecimento da apicultura piauiense. Em um ano, a empresa pública federal entregou 10,7 mil colmeias para 56 entidades, entre prefeituras e associações do estado. “Estamos entre os maiores produtores de mel do país e reconhecidos no exterior. De olho nisso, cada produtor pode lucrar por colmeia, diariamente, até R$ 700. Então, é um trabalho que gera renda e lucratividade quando se tem apoio e equipamentos adequados”, explica o superintendente da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho.

Ainda em Massapê, a Codevasf executou a recuperação de 12,4 quilômetros de estrada vicinal que melhora o acesso à cidade vizinha de Jaicós, além de da construção de duas passagens molhadas com 40 metros cada.

Fonte: Ascom

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?