Presidente do Petrolina explica mudança do jogo contra o Sport para a Arena de Pernambuco
O Campeonato Pernambucano de 2024 ainda não começou, mas os bastidores já estão agitados. Com o estádio local vetado pela FPF, o Petrolina transferiu a partida de estreia, contra o Sport, para a Arena de Pernambuco. Criticada por possível inversão de mando – já que o Leão mandará seus jogos na Arena enquanto a Ilha do Retiro passa por reformas -, a mudança foi justificada pelo presidente da Fera Sertaneja, Jefferson Oliveira, em entrevista ao DP Esportes.
Segundo o mandatário, o Petrolina tentou transferir o mando de campo para o Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, na Bahia, mas a necessidade de autorização da CBF por se tratar de um estado diferente fez com que a direção da Fera Sertaneja mudasse de ideia.
“A gente estava tentando (trasnferir o mando de campo) aqui pra cidade de Juazeiro-BA, que é vizinha. Mas infelizmente, por ser outro estado, tem que ter autorização da CBF”, declarou.
Sem a possibilidade de mandar no Paulo Coelho, a alternativa mais próxima para o Petrolina se tornou o Vianão, em Afogados da Ingazeira, que fica a quase 500km. Mas o entendimento de que o Sport continuaria com a maior parte dos torcedores presentes fez com que Jefferson Oliveira optasse por levar a Fera Sertaneja para a Arena de Pernambuco visando uma renda maior.
“A gente poderia fazer em Afogados da Ingazeira, que está a 500 km daqui. Então, lá (em Afogados) eu vou ter 100% de torcida sendo do Sport, e na Arena de Pernambuco seria do mesmo jeito, mas eu vou ter 10x, enquanto em Afogados terei 1x (comparativo das rendas). Então, se a gente não tem condições de fazer nossa estreia em casa, que era o desejo da nossa torcida, a gente vai sair pra Recife”, justificou o presidente do Petrolina.
Uma opção de “lar temporário” que exige uma viagem mais curta seria disputar os jogos como mandante no Cornélio de Barros, casa do Salgueiro – que desistiu de jogar o Pernambucano e fica a menos de 250km de Petrolina. Esta, inclusive, seria a principal escolha da Fera Sertaneja segundo Jefferson Oliveira, mas o estádio encontra-se interditado.
“O estádio do Salgueiro está interditado, não está apto para a competição, por isso que não fomos pra lá. Se lá estivesse liberado, a gente
PREFEITURA DE PETROLINA QUER ESTREIA NO PAULO COELHO
Em nota, a Prefeitura de Petrolina comunicou que está na fase final das reformas de readequação do Estádio Paulo Coelho às exigências da FPF, promovendo melhorias no gramado, iluminação, vestiários e afins na praça esportiva.
Ainda de acordo com a nota, a meta é que o estádio esteja com todas as melhorias concluídas a tempo da estreia do Petrolina, no dia 14 de janeiro. A Prefeitura de Petrolina, inclusive, pediu que a FPF reconsiderasse a mudança para a Arena de Pernambuco e revelou que o Paulo Coelho passará por nova vistoria até o fim da semana.
VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA:
“A Secretaria Executiva de Esportes esclarece que está cumprindo todas as recomendações feitas pela Federação Pernambucana de Futebol para adequar o Estádio ao novo regulamento. Em 4 de dezembro, a Federação veio a Petrolina e fez um conjunto de orientações para manutenção e readequação do estádio.
A Secretaria, imediatamente, iniciou os procedimentos e já está na fase final de serviços como troca do gramado, manutenção de vestiários, alambrados, traves, iluminação, entre outros. Tudo que a Federação solicitou está sendo cumprido à risca e a meta é deixar o estádio pronto, seguindo todas as recomendações do regulamento do campeonato, até o início da competição, programado para 13 de janeiro.
A Secretaria segue em esforço máximo para concluir os serviços e aguarda que a direção do campeonato reconsidere a posição após a nova vistoria, agendada para o final da próxima semana”.
Fonte: DP