Profetas da chuva iniciam estudos sobre quadra chuvosa de 2025
Profetas da Chuva iniciam estudos sobre quadra chuvosa de 2025; nas observações constam o comportamento dos animais, das plantas e dos astros – (Foto: José Bessa/REDE ANC)
Tradicional evento popular cearense realizado em Quixadá, no Sertão Central, o Encontro dos Profetas da Chuva sempre reúne a sabedoria do homem do campo e enaltece a cultura local. No entanto, para que cada estudioso chegue à sua conclusão, são necessários meses de estudo. Nesta quarta-feira (10/07), foi dado início à fase de observação da natureza por parte dos profetas que visam participar da 29ª edição do evento, em 2025.
Realizado no segundo sábado de janeiro de cada ano, o evento conta com dezenas de homens e mulheres que apresentam diagnósticos sobre o que pode ser esperado da quadra chuvosa. Entre as figuras mais tradicionais, o senhor Erasmo Barreira, que participou de todas as edições do encontro.
Aos 76 anos de idade, Erasmo atua há 28 anos como profeta da chuva, tradição que herdou através dos ensinamentos de seu pai. Em entrevista à REDE ANC em janeiro deste ano, Erasmo Barreira havia adiantado que a quadra chuvosa seria melhor do que a registrada em 2023. A título de contexto, o balanço de chuvas entre fevereiro e maio deste ano terminou acima da média no Ceará, com o acumulado de 764 milímetros, superando os 643,3 milímetros de 2023.
About blog do gesso