Decreto libera máscara em cidades com 60% da população vacinada com reforço Carmo Neto em 14 de abril de 2022
Foi publicado na edição desta quarta-feira (13) do Diário Oficial do Estado o decreto da governadora Regina Sousa (PT) que libera o uso de máscaras em ambientes fechados nos municípios que já atingiram 60% da população vacinada com a dose de reforço contra a Covid-19. A nova flexibilização já havia sido anunciada pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) na última terça-feira.
Na estimativa do Painel Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), apenas 52 cidades estão aptas à nova regra sanitária.
O novo decreto estabelece que o uso facultativo de máscara em espaços fechados é condicionado à comprovação de imunização com as doses de reforço, de acordo com o calendário de vacinação.
Permanece obrigatório o uso de máscaras:
por idosos e imunossuprimidos, em qualquer ambiente;
em unidades / consultórios / estabelecimentos de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação, para trabalhadores, pacientes, usuários, acompanhantes ou visitantes;
em táxis, transportes por aplicativo, transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou aéreo, para trabalhadores e usuários