Seminário Internacional de Turismo do Senac discute relação entre as culturas locais e o trade
Três dias de debates para oferecer aos profissionais do Trade Turístico a oportunidade de reciclar seus conhecimentos, fechar parcerias e fazer negócios. É o que propõe o Seminário Internacional de Turismo do Senac, evento que é parte das ações do Bora Lá! com o Senac e teve início na terça-feira, 13/12. O encontro, que reúne palestrantes de renome nacional e internacional, segue até a próxima quinta-feira, 15/12, na unidade do Senac Crato, mas com formato híbrido.
Com apoio da Fundação Casa Grande e enfoque nas temáticas Turismo, Território e Mobilidade, a iniciativa pretende discutir tendências para os próximos anos no setor, além de debater as relações comerciais da indústria turística envolvendo o Brasil e o restante da América do Sul.
Apesar de o evento já ter se iniciado, as inscrições, que são limitadas, continuam abertas e podem ser feitas tanto pela página do Bora Lá! (https://lp.ce.senac.br/borala) como presencialmente, na própria unidade Crato do Senac. São aguardados alunos, instituições e empresas do trade caririense que tenham interesse em aperfeiçoar seus produtos, serviços e roteiros turísticos voltados para o público que busca as belezas naturais, atrações culturais e rotas e equipamentos históricos, entre outros atrativos da Região.
“Os integrantes desse trade que estão vindo visitar o Cariri estão todos convidados para nos ajudar a fazer esse momento, com o Senac e juntamente com a Fundação Casa Grande, que apoia principalmente o turismo de base comunitária, algo que é extremamente relevante para o desenvolvimento do turismo em nossa região”, ressaltou o gerente administrativo das unidades do Senac no Crato e Juazeiro do Norte, Cristiano Saraiva, logo na abertura do encontro.
‘Duas partes da mesma moeda’
Quem abriu a programação, nesta terça-feira, 13, foi a consultora de Planejamento Regional, Territorial e Local, Mercês Parente, com uma explanação acerca da cadeia produtiva do turismo brasileiro. Tendo formação em Comunicação, mas com vasto conhecimento em políticas públicas, mais especificamente na área de cultura popular e artesanato, ela afirma acreditar que os melhores destinos estão no chamado “Brasil Profundo”, que é como ela considera a Chapada do Araripe. “Turismo e cultura são partes da mesma moeda. Então viemos aqui dialogar muito sobre essa trajetória de vida, de economia, de profissão e de brasilidade”, comentou a palestrante, que é de origem piauiense e há décadas vive em Brasília.
Seguindo essa mesma linha de raciocínio, quem encerra a lista de palestras, no último dia do evento (15/12), é o diretor do Museu Nacional Terry, de Tilcara, Juan Muñoz. Para ele, a região argentina de Quebrada de Humahuaca, onde fica o museu que dirige, só ganhou com essa relação entre o trade e as manifestações culturais locais. “O desenvolvimento da indústria do turismo trouxe grandes transformações culturais aos habitantes dessa região. Por isso, acho necessário pensar nessa relação entre turismo e cultura, entre visitantes e habitantes. Não só pensar a cultura como insumo, como produto para o turismo, mas pensar o que acontece com essas comunidades que recebem pessoas do mundo todo”, ressaltou o gestor.
Bora Lá com o Senac
Para quem está em busca de se aperfeiçoar profissionalmente para conseguir uma vaga no mercado de trabalho ou quer empreender, o Senac Ceará está lançando o Bora Lá! com o Senac. São oficinas curtas, rápidas e gratuitas, nas áreas de Gastronomia, Turismo, Tecnologia, Moda, Design e Artes. Os interessados podem se inscrever pelo site lp.ce.senac.br/borala.
Até o fim de dezembro, o programa vai oferecer o desenvolvimento das soft e hard skills (habilidades técnicas e comportamentais) para quem busca qualificação e aprendizado de qualquer lugar do estado, em oficinas a partir de 2 horas/aula de duração.
Serviço:
Seminário Internacional de Turismo do Senac – Bora Lá! com o Senac
Quando: De 13 a 15/12
Onde: Senac Crato (presencial) ou pelo canal do Senac Ceará no Youtube (transmissão ao vivo)
Inscrições: https://lp.ce.senac.br/borala ou na unidade Senac Crato
Postado por Flavio Pinto às 07:40