Sinais de que você pode ter problemas cardíacos
Cuidar da saúde do coração é de vital importância para o seu bem-estar e, infelizmente, as doenças cardíacas são uma das maiores causas de mortes.
No geral, essas enfermidades se desenvolvem de forma gradual ao longo de anos e até décadas. A boa notícia é que elas podem ser evitadas com algumas mudanças no estilo de vida.
Os principais sintomas que podem indicar problemas do coração são:
1. Roncos durante o sono
Os roncos podem estar relacionados a doenças do coração como arritmias, insuficiência cardíaca e doença arterial coronariana. Além dos roncos, outros sintomas como falta de ar e dor no peito ao fazer esforços também podem estar presentes.
2. Falta de ar
A falta de ar geralmente surge aos realizar esforços, como subir escadas e ladeiras, mas pode ser mais grave ao ponto de prejudicar a realização de tarefas diárias, como caminhar ou tomar banho, ou mesmo ocorrer em repouso.
Além disso, a falta de ar pode piorar ao deitar e prejudicar o sono, fazendo com que a pessoa desperte várias vezes à noite e necessite dormir inclinada, com a ajuda de vários travesseiros, por exemplo.
3. Dor ou desconforto no peito
A dor no peito geralmente é sentida como queimação ou aperto, que tende a piorar ao realizar esforços ou praticar esportes. Geralmente alivia com o descanso, em cerca de 30 a 60 segundos.
A dor também pode ocorrer em momentos de estresse ou ansiedade, e envolver o braço, pescoço e mandíbula, geralmente do lado esquerdo do corpo, podendo ser um sinal de infarto.
4. Tosse seca persistente
A tosse seca também pode indicar problemas no coração quando está relacionada com falta de ar e/ou piora ao deitar.
5. Cor azulada nas pontas dos dedos
A cor azulada nas pontas dos dedos geralmente ocorre devido a uma diminuição do oxigênio no sangue, o que pode indicar alguma doença no coração como insuficiência cardíaca. Nesses casos, é comum surgir também falta de ar e cansaço.
6. Tonturas e desmaios
Tonturas e desmaios podem indicar que o coração está com maior dificuldade para bombear o sangue para o corpo. Esses são sintomas frequentes em pessoas que têm arritmias ou insuficiência aórtica, por exemplo. Geralmente, outros sintomas como coração acelerado, tosse, falta de ar aos esforços e dor no peito também estão presentes.
7. Palpitações ou coração acelerado
Ter palpitações ou coração acelerado pode ser um sinal de arritmia, insuficiência cardíaca ou doença arterial coronariana. Normalmente, nesses casos, esses sintomas surgem associados a falta de ar, fraqueza, tontura, desmaios ou dor no peito.
8. Inchaço nas pernas, tornozelos ou pés
Inchaço nas pernas, tornozelos ou pés pode indicar dificuldade do coração em bombear o sangue para o corpo, como ocorre na insuficiência cardíaca, o que prejudica o retorno do sangue vindo das pernas, causando inchaço.
9. Cansaço
O cansaço é outro sintoma comum de problemas cardíacos, especialmente quando é muito recorrente. Pode começar por surgir ao realizar atividades que exijam esforço, mas com o tempo é normal que comece a afetar tarefas diárias, como caminhar ou tomar banho.
Numa fase mais avançada, o cansaço pode ser notado até quando se está em repouso.
10. Suor frio
O suor frio, quando acompanhado de falta de ar intensa, cansaço, dor no peito ou queimação no estômago, pode indicar problemas cardíacos como insuficiência cardíaca ou doença arterial coronariana, por exemplo.
11. Má digestão, enjôo ou perda de apetite
Sensação de má digestão, enjôo ou perda de apetite podem indicar problemas no coração quando acompanhadas de queimação no estômago. Neste caso, outros sintomas como dor ou desconforto no peito, suor intenso e ansiedade também podem estar presentes.
A queimação no estômago pode piorar com esforços, como correr ou subir escadas, e tende a melhorar com o repouso, em cerca de 5 a 15 minutos.
Quem tem maior risco de doenças cardíacas
Os principais fatores que aumentam o risco de desenvolver uma doença cardíaca são:
Ter pressão alta descontrolada;
Ter colesterol alto;
Ter diabetes descontrolada;
Sofrer de obesidade;
Fazer uma alimentação pouco saudável, especialmente rica em gorduras e/ou açúcar;
Não fazer atividade física regular.
Além disso, o uso de algumas substâncias, especialmente o tabaco e o álcool, também é um importante fator para o desenvolvimento de problemas no coração, já que podem aumentar a pressão arterial e podem causar danos nos vasos sanguíneos.