Terapia com cavalos da Polícia Militar auxilia desenvolvimento de crianças atípicas
Projeto, que pertence ao Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont), completa 28 anos nesta quarta-feira (14)
Com a sabedoria própria da natureza, como definia a médica brasileira Nise da Silveira, os animais são o elo mais carinhoso entre crianças e adultos. No Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que completa 28 anos nesta quarta-feira (14), esse é o vínculo essencial para o desenvolvimento humano e que tem feito diferença no cotidiano de crianças atípicas, seus familiares e dos profissionais que participam do projeto.
Rosângela Barbosa é mãe do Carlos Filho, de sete anos, uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele participa há cerca de um ano da iniciativa e a mãe celebra, com entusiasmo, as conquistas do filho. “Montei um calendário com a rotina do Carlos Filho. Ele compreende todas as atividades da semana e do fim de semana, mas é no dia da equoterapia que fica mais ansioso. Desde que ele começou aqui, deu um grande salto. Uma das conquistas foi vencer o medo de altura. Antes, quando o pai dele o levantava, ele tinha muito medo, mas, hoje, não tem mais. Outra conquista, foi aprender a escrever. Ele lia, mas não escrevia. E isso me incomodava muito. Hoje, ele já sabe escrever. Acompanhar ele alcançar essa autonomia foi uma das melhores conquistas”, conta a mãe.
projeto funciona nas manhãs de segunda a sexta-feira, no bairro Cambeba, no Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont) da PMCE, responsável pela coordenação da iniciativa. Com capacidade para atender cerca de 60 praticantes, a atividade conta com cerca de 24 profissionais, entre policiais militares, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, entre outros. “A equoterapia é um tratamento que usa o cavalo como agente promotor de saúde, trazendo inúmeros benefícios para os seus praticantes. O cavalo, com seu andar, simula o nosso caminhar e isso mexe com a musculatura do corpo dos alunos”, explica o coordenador da Equoterapia da PMCE, 1º tenente da PMCE, Leonardo Moura.