Tragédia do Barro completa 20 anos: Ônibus da Itapemirim caiu no Açude Cipó no município de Barro matando 42 pessoas
Por volta das 04 horas da madrugada de sábado (21) de carnaval de 2004 no KM 456 da BR-116, localidade de Cipó, no Município do Barro. O ônibus da Viação Itapemirim, prefixo 40229 e placa MRD-4215, dirigido pelo motorista Paulo Lima Monteiro, 43 anos, saiu da pista e caiu no Açude Cipó, matando 42 pessoas.
Um passageiro teve traumatismo cranincefálico e outro, traumatismo no abdômennum. Devido as últimas chuvas da época, o açude estava com cerca de 09 metros de profundidade. O veículo havia saído de Fortaleza por volta das 20h30 com destino a Salvador.
O veículo dispunha de um sistema de ar-condicionado, suas janelas eram lacradas, o que dificultou a saída dos passageiros. O coletivo tinha saído do Terminal Rodoviário João Thomé por volta das 20h30min de sexta-feira, e seguia com destino à cidade de Salvador (Bahia), onde a maioria das pessoas que nele estavam, deveriam passar o Carnaval. Levava 42 pessoas a bordo, sendo 29 homens e 11 mulheres e 2 crianças e o motorista.
A única testemunha do acidente, o motorista de uma F-400, o feirante Francisco Pereira de Souza, que transportava feirantes para Barro, vinha atrás do ônibus avisou a policia do acidente. De acordo com essa testemunha, o coletivo diminuiu um pouco a velocidade, começou a invadir a pista contrária e desceu o barranco, caindo nas águas do açude. Os mortos eram de Pernambuco, Bahia, São Paulo, Distrito Federal, Piauí e Ceará.