Vereadores debatem importantes temas durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Pio IX
A Câmara Municipal de Pio IX-PI realizou na noite desta segunda-feira (20) a segunda sessão ordinária deste ano. O presidente da Casa, vereador Carlito Pedro, conduziu a sessão que contou com a presença de dez vereadores.
Durante a sessão, os parlamentares discutiram diversos temas relevantes para a cidade e aprovaram por unanimidade em dois turnos 03 indicativos.
O primeiro pede a implantação de equipamentos para monitoramento de câmeras de segurança com o objetivo de reforçar a vigilância e a segurança pública do município. Todos os vereadores votaram a favor da indicação do presidente da casa, Carlito Pedro, para a instalação de câmeras de segurança na cidade.
Os vereadores ressaltaram a importância da medida para aumentar a segurança da população piononense e ajudar em caso de roubos, pois poderá ser utilizada como prova em situações de crimes e acidentes na cidade.
Já o indicativo n° 02/2023 de autoria do vereador Zé Miguel solicita a recuperação e piçarramento de um trecho da estrada na localidade rural Serra da Cideira. Zé Miguel em sua indicação, falou sobre as dificuldades que a população da comunidade Serra da Cideira enfrenta com as lamas e buracos.
Os demais vereadores parabenizaram Zé Miguel por sua iniciativa e votaram a favor da indicação, desejando boa sorte ao vereador e esperando que a demanda seja atendida.
Aproveitando a ocasião, o presidente da Câmara, Carlito Pedro, destacou o êxito do prefeito Silas em Pio IX com o piçarramento em pontos críticos de estradas do município.
O indicativo n° 03/2023, de autoria da vereadora Domitilia Lopes, solicita a resolução de um transtorno causado por um bueiro no sistema de esgotos na rua José Antão de Alencar, zona urbana da cidade.
O vereador Zé Miguel levantou a questão do transporte escolar, destacando a dificuldade que muitos estudantes têm enfrentado devido a ônibus quebrados. O vereador também mencionou a compra do fardamento escolar que deveria ser gratuito para famílias carentes.
“Estamos enfrentando diversos problemas no município como com o transporte escolar. São ônibus quebrados que prejudicam a presença de muitos estudantes que não tem transporte para ir a escola. Além disso, outro problema observado é a compra do fardamento escolar que deveria ser dado gratuitamente para famílias carentes.” disse.
O vereador Hiperides Alencar falou sobre a importância dos vereadores não se colocarem na posição de servidores contratados da prefeitura. Hiperides destacou a importância de críticas construtivas e levantou a necessidade de campanhas contra a dengue durante o período chuvoso.
“Eu queria chamar atenção dos nobres colegas desta Casa e dizer que um vereador não deve se colocar na posição de um servidor contratado da prefeitura. Críticas construtivas devem ser feitas nessa Câmara e devemos falar a verdade doa a quem doer. Quero levantar também as reivindicações relacionadas ao período chuvoso como a necessidade de começarmos uma campanha contra a dengue.” disse
O vereador Guto Costa ressaltou a importância de apresentar projetos concretos e cobrar do gestor melhorias na infraestrutura da cidade, com um olhar especial para a Educação e para os Esportes.
“Falar bonito é uma coisa, mas apresentar os projetos é diferente. Temos alguns problemas infraestruturais que precisam serem cobrados ao gestor. Essa é a nossa indicação e pedimos ao Poder Público que olhe como mais carinho para a Educação e para as pessoas que gostam de Esporte.” disse.
O vereador Júnior Pinheiro esclareceu a questão dos materiais comprados pela gestão municipal para a realização de exames de prevenção para mulheres na cidade e na zona rural, destacando a importância de evitar críticas infundadas.
“Quero falar sobre esse caso dos materiais que foram comprados e estão sendo usados. Em 2021 foram realizados 1377 exames de prevenção para mulheres na cidade e na zona rural. É importante esclarecermos os fatos para evitarmos criticas sem fundamentos.” explicou.
O vereador Chico Luiz também criticou o transporte escolar e destacou a necessidade de limpeza do mato no cemitério e de manutenção na ladeira da localidade Coivaras, para garantir a passagem do ônibus escolar.
“Precisamos reforcar novamente a crítica ao transporte escolar. Outro problema que precisa ser cobrado é a limpeza do mato no cemitério, e também precisamos de uma manutenção na ladeira da localidade Coivaras para inclusive a passagem do ônibus escolar” disse.
A vereadora Domitilia Lopes também reforçou às críticas ao transporte escolar municipal e disse que ônibus foram licitados e estão sendo pagos.
“Em relação a questão do transporte escolar municipal, não vamos mais tercerizar essa questão, pois de acordo com o portal da transparência os ônibus estão licitados e sendo pagos. Se o ônibus é de quem quer que seja não nos diz respeito, mas está sendo pago.” afirmou a vereadora.
Por fim, o presidente da Câmara, vereador Carlito Pedro, expressou sua satisfação com as ações realizadas neste ano e reafirmou seu compromisso em manter a Casa em equilíbrio e harmonia ao longo de seu mandato.
O presidente destacou a especialização oferecida aos vereadores no início do ano e o evento em homenagem às mulheres da cidade no Dia Internacional da Mulher.
“Quero que esta Casa ao final do meu mandato permaneça em harmonia e em ordem. Algumas importantes ações já aconteceram neste ano, tivemos no início do nosso mandato uma especialização trazendo mais conhecimento e formação para os nobres colegas, tivemos outros eventos também e um dos que mais me alegraram o coração foi esse evento para todas as mulheres piononenses em alusão ao dia internacional da mulher. Nós estamos com todos os ouvidos disponíveis e prometo que essa Casa permanecerá em equilíbrio e harmonia.” disse.
fonte:cidade verde